Pedagogia, perguntado por gilealnascimento, 11 meses atrás

Durante o processo de colonização do Brasil (sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do catolicismo e na aculturação dos povos nativos da América. Sobre a Educação desse período e atuação dos jesuítas é correto afirmar, exceto:

a) Os Jesuítas detinham o monopólio da Educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente e Piratininga.
b) Os padres Jesuítas mais atuantes na fundação de Colégios e na Educação dos nativos foram: Manuel de Nóbrega, Juan de Aspilcueta Navarro e José de Anchieta.
c) Foram os criadores das missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
d) Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis, contra o crescimento das religiões protestantes.
e) Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e polí

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
174

Resposta letra C

Os jesuítas criaram missões em vários pontos do território brasileiro. Suas intenções eram conseguir novos fiéis para a igreja, já que as missões jesuítas forma criadas dentro do contexto da reforma protestante, portanto, era uma maneira de adquirir novos fies para a estremecida igreja católica.

Os jesuítas não tinham a intenção e manter a cultura indígena, pois eles consideravam tudo que estava relacionado ao índio como pecaminoso e, somente por meio da conversão os índios poderiam ser salvos.


Respondido por DaianeBiano
66

Foram os criadores das missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.

Não era objetivo dos jesuítas manter o universo cultural indígena, pelo contrário, pretendiam com o catolicismo transformar essa cultura, fazendo-os adotar os preceitos cristãos.


Perguntas interessantes