Durante o primeiro trimestre de 2020, a diretoria da empresa Gama S.A identificou que estava havendo um grande número de problemas na sua linha de produção e para encontrar o possível problema determinou que fosse realizado um estudo aprofundado de todo seu processo produtivo. A hipótese levantada pelos analistas consistia na relação direta entre o aumento das horas extras e os erros cometidos pelos funcionários. Assim, para verificar a veracidade da hipótese foi realizado um diagrama de dispersão e a partir dele a hipótese poderia ou não ser confirmada. Elaborado pelo professor, 2020. A partir do diagrama apresentado a seguir (figura abaixo), primeiramente descreva no que consiste o diagrama de dispersão e em seguida, considerando o caso hipotético acima apresentado, explique se existe uma relação direta entre o aumento das horas extras com o aumento dos erros no processo produtivo.
Soluções para a tarefa
Consiste em uma ferramenta gráfica que evidencia quais são as causas e efeitos que podem contribuir para o aumento ou queda nos índices de qualidade de uma organização.
Sim, é correto afirmar que existe uma relação direta entre o aumento das horas extras e a elevação das taxas de erros. Isso pode ser explicado pelo cansaço físico e/ou mental dos colaboradores, que ficam pressionados a atingir metas determinadas pelo gestor.
Mantenha-se focado em seus estudos!
Existe relação sim no número de horas extras com o aumento de erros no processo produtivo, no caso o tipo de nível é o forte positivo.
Resposta:
É uma ferramenta que pode ser usada em uma organização para verificar a relação ou correlação na modificação ocorrida num processo entre duas variáveis, onde geralmente o resultado é diretamente proporcional entre si. Os níveis da correlação também podem apresentar resultados positivos, negativos ou nenhum, ou ainda apresentando resultado forte, fraco ou nulo.
Explicação:
No gráfico de dispersão apresentado, podemos verificar que houve um aumento de erros no processo produtivo nas horas trabalhadas, mais do que do dobro dos erros ocorridos nas horas normais, onde podemos classificar como sendo variação forte positiva, existindo uma relação direta entre si.