Durante o Período Regencial, principalmente nas regências de Padre Feijó e Araújo Lima, o Brasil enfrentou um conjunto de revoltas, que são caracterizadas genericamente como rebeliões regenciais. As duas imagens acima representam a Cabanagem e a Revolução Farroupilha, a respeito das duas Rebeliões.
I - A Cabanagem originou-se da insatisfação da população frente ao autoritarismo do governo da província do Pará. O termo “cabanagem” é proveniente das habitações onde moravam a maioria da população que participou da revolta. Além dos cabanos negros, mulatos, índios e brancos pobres também faziam parte do grupo de revoltosos.
II - Da mesma forma que a Revolução Farroupilha, que teve seu nome originado aos farrapos utilizados pelos trabalhadores pobres da região Sul do Brasil, foi liderada pelos trabalhadores, camponeses, escravos e ex-escravos e pequenos proprietários de terras que tinham o mesmo objetivo dos Cabanos, melhorar a qualidade de vida da população local.
Sobre as duas alternativas, é correto afirmar que:
a primeira alternativa é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
as duas alternativas são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. de
Explicação:
Cabanagem: rebelião que aconteceu no Grão-Pará entre 1835 e 1840 em razão da insatisfação popular com a pobreza e a desigualdade e por disputas políticas locais.
Respondido por
0
Resposta:
As duas alternativas são falsas
Explicação:
A cabanagem foi uma revolta contra a miséria do povo paranaense e n por causa do autoritarismo do governo
E a farroupilha foi uma revolta da população da região sul contra a política fiscal absurda do charque (principal recurso econômico do rio grande do sul)
Perguntas interessantes