Durante o período pós-absortivo o tecido adiposo torna-se um provedor de ácidos graxos e glicerol para os demais tecidos. O destino dos ácidos graxos e glicerol no tecido hepático são respectivamente:
Todas as anteriores.
Corpos cetônicos e gliconeogênese;
Corpos cetônicos e glicogênese;
Corpos cetônicos e formação de VLDL;
Corpos Cetônicos e glicogenólise;
Soluções para a tarefa
Resposta:
cetônicos e gliconeogênese
Explicação:
Está verificada!
Com referência ao destino dos ácidos graxos e glicerol no tecido do fígado são correspondentes. Corpos cetônicos e gliconeogênese.
Corpos cetônicos ou cetonas são produtos residuais de gorduras. Produzido quando o corpo usa gorduras em vez de açúcares para criar energia.
A gliconeogênese é a via metabólica que suporta a síntese de glicose a partir de substratos não glicídicos, especialmente no fígado.
Corpos cetônicos e gliconeogênese
Geralmente, o destino dos ácidos graxos e do glicerol no tecido hepático são os corpos cetônicos e a gliconeogênese.
- Quando falamos de corpos cetônicos, nos referimos a compostos químicos nos quais as gorduras corporais são usadas como fonte de energia.
A importância dos corpos cetônicos é que eles têm a função de fornecer energia ao coração e ao cérebro, principalmente em situações de baixos níveis de glicose no sangue.
- A gliconeogênese é o processo de originar glicose a partir de precursores de origem alternativa aos carboidratos. A gliconeogênese fornece ao corpo glicose que não pode ser obtida dos alimentos, como num período de jejum.
A produção de glicose é essencial para órgãos e células que são incapazes de usar lipídios para energia.
Entenda mais sobre fígado em: https://brainly.com.br/tarefa/22282753
#SPJ2