durante o período populista no Brasil acontecem vários planos econômicos. quais foram esses planos ? e as principais características.
20 PONTOS
Soluções para a tarefa
O período populista é iniciado em 1945 com o fim do estado novo e vai até 1964 onde ocorreu o golpe militar. Por isso é importante ressaltar que muitos planos foram mudados conforme os governos.
Começaremos pelo governo Dutra que apresentava aspectos conservadores e ocorreu a divisão do estado em Executivo, Legislativo e Judiciário. Também marcou muito a aproximação do Brasil ao Estados Unidos no inicio da guerra fria.
Em 1951 entra Getúlio Vargas para o cenário Populista, que em sua segunda presidência trouxe o nacionalismo, os imigrantes italianos, alemães e japoneses foram proibidos de falar seu idioma natal ou de celebrar sua cultura.
Seu slogan era ''O petróleo é nosso'', que resultou na criação da Petrobrás, Getúlio também fez um reajuste de 100% no salário minimo.
Após a morte de Vargas quem assumiu o poder foi Café Filho que mostrou grande crise politica, marcada por golpes.
Já o governo de Juscelino Kubitschek foi marcado pelo grande desenvolvimento econômico, com o slogan de ''50 anos em 5'', muitas empresas estrangeiras entraram para o cenário Brasileiro, eram em maioria do setor automobilístico, alumínio, produção naval e maquinaria pesada. Resultando na desnacionalização econômica.
Outro grande marco de seu mandato foi a construção da nova capital Brasileira, Brasilia. No fim de seu governo a divida internacional Brasileira era muito alta.
Jânio Quadros assume a presidência num cenário de crise com intensa inflação e crescimento da divida internacional, buscou restabelecer a economia Brasileira e se aproximou de países socialistas como China e a União Soviética, Jânio renunciou no dia 25 de agosto de 1961, sua renuncia nunca foi bem explicada.
João Goulart não era bem visto pelas forças armadas e nem pela elite nacional, pois aparentava ser um perigo para o pais com tendencias comunistas.
Durante seu governo foi executado o chamado Plano Trienal, que buscava combater a inflação e acelerar o crescimento econômico. Em 13 de março de 1964 lançou a ideia de uma reforma urbana e decretou a nacionalização das refinarias particulares de petróleo.
A marcha da família com Deus e pela liberdade uniu grandes empresários, conservadores da igreja católica e proprietários rurais.
Logo após houve a revolta dos marinheiros do Rio de Janeiro, que serviu de pretexto para o golpe militar.
No dia 1 de abril João Goulart foi deposto e exilou-se no Uruguai.
Ficou meio comprido mas é que não tem como resumir shuashuah
espero ter ajudado e bons estudos!