História, perguntado por otwitgwifc, 11 meses atrás

Durante o período das regências e início do Segundo Reinado, diversas rebeliões colocaram em risco a estabilidade política do Império e as relações de dominação existentes. A respeito dessas rebeliões podemos afirmar, assinalando verdadeiro ou falso, que:
( ) a Guerra dos Farrapos foi um movimento que pretendia a independência do Rio Grande do Sul, organizado pelos produtores de gado e charqueadores, contando com uma pequena base popular de apoio.
( ) a prolongada rebelião de escravos na Bahia em 1835 (Levante Malê), que pretendia a independência da Bahia, espalhou-se por diversos estados nordestinos,recebendo a adesão dos sertanejos e exigindo auxílio de tropas de estados vizinhos para sufocá-la.
( ) submetidos à escravidão e/ou intensa exploração, índios, negros e mestiços se revoltaram contra os grandes proprietários no Maranhão entre 1838 e 1841 (Balaiada), implantando uma efêmera república.

Soluções para a tarefa

Respondido por digobreny
20

Resposta:

V,F,F. Respectivamente.

Explicação:

A 1 É Verdadeira porque o movimento era composto por grandes fazendeiros, a elite local, que buscavam maior autonômia na província e revisão da política tributária sobre o charque, tendo tido desfecho somente em 1845, 10 anos depois de seu início. Foi reprimida pacificamente via acordo com o império.

2 é Falsa porque foi delatada e duramente reprimida pelo governo regencial, tendo durado poucos dias e não se estendeu para além da Bahia, pois era composto majoritariamente por escravos muçulmanos.

3 É Falso pois não chegou a implantar uma república e a composição não era de indios, negros e mestiços, na verdade eram a população carente de modo geral que estava passando por miseria e fome enquanto os fazendeiros que dominavam a região queriam mais hegemonia na politica nacional.

Bons estudos!

Perguntas interessantes