História, perguntado por AndreMarcus999, 6 meses atrás

Durante o período da República Velha iniciou-se o processo de industrialização de algumas regiões brasileiras, mudando o cenário urbano e social dessas localidades. Um dos principais atores surgidos nesse processo de industrialização foi a classe operária, impondo-se politicamente e acarretando a repressão dos governos do período. Sobre a classe operária brasileira do final do século XIX e início do XX é correto afirmar que: *
2 pontos
Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria concentrada nos estados da Bahia e Pernambuco.
Frente ao crescimento das manifestações operárias, o governo promulgou uma lei que garantia a permanência dos estrangeiros, mesmo que fossem considerados uma ameaça à ordem.
A repressão à greve de 1917 somente inflamou os operários a organizarem passeatas maiores pelo centro da cidade de São Paulo e também a formarem barricadas que se espalharam pelo bairro do Brás resistindo ao fogo aberto pelas autoridades.
No início da formação dessa classe de trabalhadores houve o predomínio de imigrantes asiáticos fortemente influenciados pelos princípios confucionistas e hinduístas.
Os trabalhadores fabris se uniram inicialmente em círculos religiosos que, futuramente, seriam determinantes para o surgimento dos primeiros partidos políticos.
Quais as duas principais tendências políticas que influenciavam os trabalhadores e quais foram as organizações resultantes dessas influências? *
2 pontos
Depois de 1930, qual foi o futuro dessas correntes políticas no Brasil? *
2 pontos
No movimento operário brasileiro da Primeira República, a Greve Geral de 1917: *
2 pontos
localizou-se em São Paulo, reivindicando a adoção da jornada de oito horas de trabalho e a proibição do trabalho feminino noturno
atingiu os principais núcleos urbanos e industriais do Brasil, prolongando-se devido à recusa de negociações pelos grevistas.
restringiu-se ao Rio de Janeiro, articulando-se com movimentos militares de oposição ao governo de Wenceslau Braz.
atingiu somente o Rio de Janeiro e São Paulo, sofrendo dura repressão conjunta do Exército e da Marinha.
paralisou a produção cafeeira, reivindicando equiparação com os trabalhadores urbanos na jornada de 8 horas de trabalho


AndreMarcus999: 50 pontos pra quem me der as repostas,por favor nao venha apenas pra conseguir (pontos) amigo.

Soluções para a tarefa

Respondido por elionaisilva2k19
5

Resposta:

O termo mais correto a se usar não é "República velha", mas "primeira República", vamos lá: na primeira República, a classe operária começa a se organizar (também teve como centelha a revolucao de 1917) e reivindicar melhores condições de trabalho e assistência estatal, tendo posteriormente sendo criada a CLT, por Vargas, fruto de lutas sociais de movimentos operários (não só socialistas).

Perguntas interessantes