História, perguntado por ezequielbolfe, 6 meses atrás

Durante o período da Primeira República (1889-1930), tanto no campo como na cidade, ocorreram várias revoltas populares contra a situação de pobreza, a exploração e a exclusão social. Na maioria das vezes, as autoridades republicanas reprimiram com violência essas manifestações populares de descontentamento.
1. Sobre a Revolta conhecida como Revolta da Chibata assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a)Foi uma revolta de operários contra os castigos impostos nas fábricas. No começo do século XX os operários eram submetidos a castigos físicos quando não cumpriam com as quotas de produção exigidas pelos patrões nas fábricas.
b)Foi uma revolta popular motivada pelas reformas urbanas realizadas pelo prefeito do Rio de Janeiro Pereira Passos e pela imposição da vacina obrigatória pelo governo da República. Os revoltosos apanhavam da polícia com chicote, por isso o nome Revolta Chibata.
c) Foi uma revolta de escravos pelo fim da escravidão que aconteceu no Rio de Janeiro liderada pelo movimento abolicionista que contava com a participação de negros e brancos, muitos deles artistas, advogados, jornalistas e escritores. A revolta teve fim com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888.
d) Foi uma revolta de marinheiros, na sua maioria negros que se iniciou após um marinheiro receber várias chibatas aos olhos de toda a tripulação. Os marinheiros reivindicavam melhores condições como: o fim dos castigos físicos impostos para quem cometesse faltas, bem como melhor alimentação e melhores salários que eram muito baixos para os cargos de baixa patente.
“Em julho de 1917, uma greve de enormes proporções, envolvendo cerca de 100 mil trabalhadores, homens, mulheres e crianças, paralisou São Paulo e, com a violência policial e o agravamento da situação dos operários, transformou a cidade em palco de uma verdadeira revolta urbana, a ação mais espetacular do movimento operário até então”.
TOLEDO, Edilene. Um ano extraordinário: greves, revoltas e circulação de ideias em 1917. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 30, n. 61, p. 497-518, 2017.
2. Com base no trecho do texto sobre o movimento operário do início do século XX no Brasil é correto afirmar: *
1 ponto
a) surgiu por conta das péssimas condições de trabalho nas fábricas e da ausência de direitos trabalhistas. Longas jornadas de trabalho, trabalho insalubre, falta de condições sanitárias e ausência de direitos eram constantes nas fábricas no Brasil.
b) As grandes greves operárias como a de 1917 tiveram fim com a proclamação da Consolidação das Leis Trabalhistas e uma reforma na constituição nesse mesmo. As autoridades republicanas entenderam que o melhor caminho era atender as reivindicações dos trabalhadores.
c) Ficou limitado à cidade de São Paulo que concentrava a grande maioria do operariado brasileiro. O restante do país ainda era agrícola e as fábricas eram poucas, dificultando a organização dos trabalhadores.
d) Teve a participação exclusiva de imigrantes italianos que viviam em sua maior parte na cidade de São Paulo. Esses imigrantes foram fundamentais para o surgimento operário, mas com a criação dos direitos trabalhistas em 1917 após a grande greve deixaram de ter importância. AJUDAAAAA

Soluções para a tarefa

Respondido por pugcarina1
14

Resposta:

1. Letra D

2. Letra A

Explicação:

Espero ter ajudado

Respondido por chrystian730
2

Resposta:

d

a

Explicação:

Perguntas interessantes