Durante o período da Primeira República (1889-1930), tanto no campo como na cidade, ocorreram várias revoltas populares contra a situação de pobreza, a exploração e a exclusão social. Na maioria das vezes, as autoridades republicanas reprimiram com violência essas manifestações populares de descontentamento.
1. Sobre a Revolta conhecida como Revolta da Chibata assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a)Foi uma revolta de operários contra os castigos impostos nas fábricas. No começo do século XX os operários eram submetidos a castigos físicos quando não cumpriam com as quotas de produção exigidas pelos patrões nas fábricas.
b)Foi uma revolta popular motivada pelas reformas urbanas realizadas pelo prefeito do Rio de Janeiro Pereira Passos e pela imposição da vacina obrigatória pelo governo da República. Os revoltosos apanhavam da polícia com chicote, por isso o nome Revolta Chibata.
c) Foi uma revolta de escravos pelo fim da escravidão que aconteceu no Rio de Janeiro liderada pelo movimento abolicionista que contava com a participação de negros e brancos, muitos deles artistas, advogados, jornalistas e escritores. A revolta teve fim com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888.
d) Foi uma revolta de marinheiros, na sua maioria negros que se iniciou após um marinheiro receber várias chibatas aos olhos de toda a tripulação. Os marinheiros reivindicavam melhores condições como: o fim dos castigos físicos impostos para quem cometesse faltas, bem como melhor alimentação e melhores salários que eram muito baixos para os cargos de baixa patente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 d) Foi uma revolta de marinheiros, na sua maioria negros que se iniciou após um marinheiro receber várias chibatas aos olhos de toda a tripulação. Os marinheiros reivindicavam melhores condições como: o fim dos castigos físicos impostos para quem cometesse faltas, bem como melhor alimentação e melhores salários que eram muito baixos para os cargos de baixa patente.
2 a) surgiu por conta das péssimas condições de trabalho nas fábricas e da ausência de direitos trabalhistas. Longas jornadas de trabalho, trabalho insalubre, falta de condições sanitárias e ausência de direitos eram constantes nas fábricas no Brasil.
Explicação:
A alternativa correta sobre a Revolta da Chibata é a letra D
a) ERRADA - A Revolta da Chibata foi feita por integrantes da marinha brasileira.
b) ERRADA - A revolta aconteceu para chamar a atenção do presidente da república Hermes da Fonseca.
c) ERRADA - A revolta não tinha caráter abolicionista. Seu objetivo era conseguir melhores condições de vida para os marinheiros.
d) CORRETA - Foi uma revolta de marinheiros, na sua maioria negros que se iniciou após um marinheiro receber várias chibatas aos olhos de toda a tripulação. Liderados por Joao Candido, o almirante negro, os marinheiros reivindicavam melhores condições como: o fim dos castigos físicos impostos para quem cometesse faltas, bem como melhor alimentação e melhores salários que eram muito baixos para os cargos de baixa patente. Eles chegaram a ameaçar explodir o Rio de Janeiro, com canhões na Baía de Guanabara.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/5772672
![](https://pt-static.z-dn.net/files/dfe/753f90a487712ef89ddfa826311501a2.jpg)