História, perguntado por alessandraramosdesou, 4 meses atrás

durante o período da monarquia quais eram os grupos sociais que se constituíram em Roma ? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por edercesarcarv
0

Resposta: No período da Monarquia, que vai desde 753 a 509 a. C., a sociedade da Roma Antiga era constituída por quatro grupos principais: patrícios, plebeus, clientes e os escravos.

Explicação: Os patrícios eram aquele que faziam parte da classe considerada nobre e eram proprietários de terras cultiváveis, formavam a elite da sociedade romana e descendiam dos antigos clãs fundadores da cidade, a expressão “patrício”, derivou de patres-familias. Era numericamente a menor das classes que compunha a sociedade romana. Eles eram os únicos a usufruir de benefícios políticos, eram, portanto, os cidadãos romanos.

Outra classe que formava a Roma Antiga era a dos plebeus. Esses, por sua vez, eram camponeses, artesãos e comerciantes. Os plebeus eram pessoas oriundos de cidades conquistadas pelos romanos durante invasões. Embora fossem livres, não tinham direitos de cidadania. A falta de representatividade política dos plebeus desencadeou, em vários momentos, tensões e crises na sociedade romana.

Os clientes, por seu lado, eram pessoas da classe plebeia, mas que destacavam porque prestavam diversos tipos de serviços a patrícios e recebiam proteção social em troca.

Os escravos eram pessoas que realizavam trabalhos mas não tinham nenhum direito, nem mesmo a sua liberdade. Eram geralmente pessoas de povos estrangeiros capturados em outras regiões como prisioneiros de guerra ou até mesmo membros da sociedade romana que contraíam

dívidas e, por não conseguirem pagar, tornavam-se escravos de quem estavam devendo.

Perguntas interessantes