Durante o Período Constitucional (1934-37) da Era Vargas, veremos a criação de vários partidos e agremiações políticas. Desses, duas grandes agremiações polarizaram o debate político no Brasil. Um grupo, a Ação Integralista brasileira, tinha uma clara inspiração fascista, ou outro, a Aliança Nacional Libertadora, apesar de heterogêneo, tinha uma tendência ao socialismo marxista. Acerca dos objetivos dos integralistas podemos assinalar que eles a) defendiam a criação de um governo que iniciasse um processo de estatizações e o não pagamento da dívida externa. b) defendiam a criação de um governo autoritário de culto ao líder e nacionalista, que se opusesse ao comunismo. c) defendiam a criação de um governo que desenvolvesse a implementação de políticas racistas e preconceituosos contra os indígenas. d) defendiam a implantação de um governo que adotasse medidas liberais, como a não intervenção do Estado na economia. e) defendiam a livre organização dos trabalhadores, que possibilitariam que eles, através da luta de classe, conquistassem direitos trabalhistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: b) defendiam a criação de um governo autoritário de culto ao líder e nacionalista, que se opusesse ao comunismo.
Explicação: O integralismo defendia a organização do estado com base nos sindicatos de atividades profissionais, de forma a construir também o estado corporativo. O integralismo interpretava, porém, a organização corporativa do estado fascista como defeituosa, pois era antidemocrática.
Perguntas interessantes