História, perguntado por rafaelacampelo, 10 meses atrás

Durante o período colonial, o Estado português deu suporte legal a guerras contra povos indígenas do Brasil, sob diversas alegações; derivou daí a guerra justa, que fundamentou:



a criação dos aldeamentos pelos jesuítas em toda a colônia, protegendo os indígenas dos portugueses.
a escravização dos índios, pois, desde a antigüidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.
uma espécie de "limpeza étnica", como se diz hoje em dia, para garantir o predomínio do homem branco na colônia.
o extermínio dos povos indígenas do sertão quando, no século XVII, a lavoura açucareira aí penetrou depois de ter ocupado todas as áreas litorâneas.
o genocídio dos povos indígenas, que era, no fundo, a verdadeira intenção da Igreja, do Estado e dos colonizadores.

Soluções para a tarefa

Respondido por sergioganda1p7ct8q
126
"escravização dos índios, pois, desde a antigüidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.
uma espécie de "limpeza étnica", como se diz hoje em dia, para garantir o predomínio do homem branco na colônia."
Respondido por brendaisis
3

Na história do Brasil, o conceito de Guerra Justa foi utilizado a fim de que a escravização indígena pudesse ser justificada. Nesse contexto, pode-se assinalar a letra B como a correta. a escravização dos índios, pois, desde a antigüidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.

A Guerra Justa no Brasil colônia

A escravização dos povos indígenas, nesse contexto, era autorizada diante das situações nas quais esses povos eram considerados hostis com os colonizadores. Além disso, apenas o Rei poderia considerar uma situação de Guerra Justa contra tais povos.

Saiba mais sobre a Guerra Justa em: https://brainly.com.br/tarefa/13006416

Anexos:
Perguntas interessantes