História, perguntado por juferreira6582, 1 ano atrás

Durante o Período Colonial, as drogas do sertão desempenharam papel importante na colonização do norte do Brasil. Qual foi seu papel no processo de colonização dessa região?

Soluções para a tarefa

Respondido por jairzinho516
88

O sertão brasileiro era a forma como eram chamadas as florestas nativas.

As "drogas" eram produtos brasileiros, inexistentes na Europa e que atraíam o interesse europeu, o qual as considerava novas especiarias.

Como eram vendidas a bons preços, houve um estímulo crescente a colonização dessas áreas, visto que outros países realizavam contrabando de drogas do sertão nessas localidades.

As drogas eram: Urucum, guaraná, cacau, etc.

Foi boa :))

Respondido por Suzi072022
0

As drogas do sertão foram importantes para a expansão territorial da colonização portuguesa. No Norte, o comércio dessas plantas ajudou a consolidar a posição colonial em um local de difícil acesso, além de abrir uma nova rota para a Europa, mais rápida do que através do Sudeste.

Outro ponto importante foi o uso de mão-de-obra indígena, na maioria das vezes escravizada. Os nativos eram utilizados, sobretudo em áreas de floresta, devido à experiência e ao conhecimento da região.

Drogas do Sertão

Produtos encontrados nas florestas tropicais substituíram, aos poucos, o mercado de especiarias. A relação com o Oriente entrou em decadência em meados do século XVI, principalmente devido à expansão do comércio do açúcar.

Produtos como urucum, guaraná, castanhas, cacau, tinham alta demanda na Europa. A busca por essas plantas causou conflitos territoriais para os portugueses, já que outros países europeus não reconheciam sua soberania no Norte da América do Sul.

Sobre as drogas do sertão, confira: https://brainly.com.br/tarefa/43179048

#SPJ2

Perguntas interessantes