Durante o período Arcaico da Grécia Antiga as polis (cidades-Estado) eram comandadas pelos “aristocratas”. Estes viraram ditadores.
Dê uma breve explicação sobre as características do período Arcaico, sobre quem eram os aristocratas e porque eram chama dos pelo povo de ditadores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Principais características do período arcaico:
- Formação e desenvolvimento da pólis (cidades-estado da Grécia Antiga). As cidades-estado mais importantes do período arcaico foram: Atenas, Esparta, Tebas e Corinto.
- Surgimento do alfabeto fonético grego.
- Na Filosofia o período ficou conhecido como Pré-Socrático. Os principais filósofos do Período Arcaico foram: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Xenófanes, Parmênides de Eléia e Arquelau de Atenas.
- Surgimento dos Jogos Olímpicos em 776 a.C.
Na Grécia Antiga, a aristocracia surgiu como um modo de governar baseado na entrega do poder político aos mais aptos, que, na visão predominante na Grécia Arcaica (séculos VIII a.C. a VI a.C.), eram os grandes proprietários de terras. Com a contestação dessa forma de governo, instaurou-se outra chamada de tirania. A tirania é, historicamente, um tipo de governo em que o líder chega ao poder ou continua na liderança de maneira ilegítima.
Por conta do abuso de poder e crueldade praticado por muitos governantes tiranos ao longo da história, o termo tirano passou por uma ressignificação, tornando-se sinônimo de governante autoritário e cruel que abusa de seu poder.
Espero ter ajudado! Bons estudos!