Pedagogia, perguntado por veridianepalhares, 9 meses atrás

Durante o percurso de estudos você aprendeu que a autorregulação é a competência do indivíduo autogerir pensamentos, sentimentos e ações que são planejadas e ciclicamente adaptadas para a obtenção de metas e de objetivos. Contudo, não existe uma definição consensual relativamente ao construto da autorregulação da aprendizagem, dado que as teorias propostas pelas diferentes orientações teóricas variam consoante o foco de interesse dos autores. (SIMÃO e FRISON, 2013). Você aprendeu sobre a importância da autorregulação da aprendizagem para o bom desempenho dos alunos. Você se lembra como o professor pode incentivar os estudantes para que desenvolvam condutas autorreguladas? A partir da leitura do texto “Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos”, descreva como a autorregulação da aprendizagem ocorre na perspectiva da teoria histórico-cultural e como estes conhecimentos podem auxiliá-lo enquanto estudante e futuro professor(a).

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

Olá!

Em primeiro lugar, as três fases da autorregulação são:


A Fase da realização;


A Fase Prévia;


E por fim a Auto-reflexão.


Partindo deste ponto, observamos que a fase de realização está diretamente ligada ao autocontrole e a observação, enquanto a prévia apresenta características da análise da tarefa, como a motivação por exemplo, e a auto-reflexão faz parte das reações, auto-reações e do julgamento pessoal do homem.


Por isso, é a partir da assimilação e observação dos diferentes casos que o educador poderá atuar profissionalmente em uma perspectiva inclusiva auxiliando na formação dos alunos.

Até mais!


Perguntas interessantes