Durante o governo Rodrigues Alves (1902–1906), o Rio de Janeiro foi alvo de uma severa reforma urbana. O prefeito Pereira Passos foi responsável pela urbanização da cidade e o Dr. Oswaldo Cruz pelo saneamento, objetivando combater a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Esta política de urbanização e saneamento foi alvo de forte resistência e oposição da população pobre da cidade e da opinião pública porque: *
1 ponto
a.Transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira, proibindo a construção de residências e acabava com os “quiosques”.
b.Desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, obrigando a população à vacinação antivariólica.
c.Implantava uma política habitacional e de saúde para as novas áreas de expansão urbana, em harmonia com o programa de ampliação dos transportes coletivos.
d.Provocava o surgimento de novos bairros que recebiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
e.Mudava o perfil da sociedade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta: Letra B
Explicação: Toda essa revolta contra as mudanças que ocorriam no Rio de Janeiro, somado a declaração da vacinação obrigatória, culminou na Revolta da Vacina ocorrida em 1904
Perguntas interessantes