História, perguntado por EvihE, 1 ano atrás

Durante o governo provisório, Rui Barbosa, ministro da Fazenda, pretendia desenvolver o país, implantando uma atividade econômica pouco praticada no Brasil. No entanto, as medidas adotadas por ele produziram grande crise financeira, que recebeu o nome de encilhamento. Quais medidas ele adotou para tornar possível a implantação dessa ideia?

Soluções para a tarefa

Respondido por bielspump1
7
Os últimos anos do Império e os primeiros da República representaram um período extremamente profícuo em debates a respeito da importância da industrialização para o Brasil. Em alguns casos, a bandeira republicana esteve associada à proposta modernizante pela via da indústria, e não mais da agricultura - caminho tradicional até então. Foi nesse contexto que se inseriu a política do encilhamento.

Sem abandonar o setor primário, do qual a economia brasileira e o próprio governo eram absolutamente dependentes, o programa dividiu o país em três grandes regiões bancárias autorizadas a emitir dinheiro, cuja garantia (lastro) eram títulos da dívida pública. Pressionado, o governo terminou credenciando outros bancos a emitirem papel-moeda, criando um volume de dinheiro circulante muito além do que o país necessitava.

EvihE: thanks S2
Respondido por LarissaMoura3
0

As medidas adotadas que possibilitaram o encilhamento durante o governo provisório foram a regionalização do país em três grandes setores bancários que podiam realizar a emissão de dinheiro e a garantia como títulos de dívida pública.

Política econômica do encilhamento

O encilhamento compreendeu uma política econômica implantada no governo provisório de marechal Deodoro da Fonseca pelo então ministro da fazenda Rui Barbosa.

O Brasil vivia um período de grave crise econômica e de falta de dinheiro circulante. Então o encilhamento objetivava incentivar a emissão de papel-moeda para o pagamento dos trabalhadores.

Saiba mais sobre o encilhamento em: https://brainly.com.br/tarefa/16679800

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes