ENEM, perguntado por LuaaDias6677, 1 ano atrás

Durante o governo do Rei Luís XIV, a França viveu um período de regime Absolutista, no qual o rei ponderava os acontecimentos na corte, seja designando funções aos nobres, indicando como estes deveriam se portar e até mesmo indicando aqueles que deveriam participar de sua rotina diária. FERNANDES, Samara. Etiqueta e Serviço de Sala. Maringá: Unicesumar, 2016. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. A etiqueta tinha uma função genuína de grande importância na estrutura dessa sociedade e desse governo. PORQUE II. A estrutura do cerimonial utiliza a etiqueta como meio de dominar e manipular os membros da corte. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

I é verdadeira. A etiqueta - a forma de portar-se - tinha nesta sociedade profundas consequências políticas, sendo uma forma de participar do poder real e do rei justificar, ideologicamente, suas preferências, mas não servia como forma de limitar o seu poder.

II é verdadeira. Ao determinar quem poderia, por exemplo, acompanhar o rei em sua rotina matinal ou mesmo participar de suas refeições, Luís XIV criava uma hierarquia entre os nobres, que disputavam entre si o privilégio de estar próximo do Rei e, com isto, influenciar a política nacional, de modo que eram manipulados pelo Rei a não questionar a sua autoridade.

A alternativa II complementa aquilo dito em I, servindo de sua justificativa.

Perguntas interessantes