Durante o governo do Presidente Campos Sales, teve início a chamada política dos governadores. Explique o que foi essa política e de que maneira o clientelismo praticado pelos coronéis ajudou a sustentá-la.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Foi um acordo segundo o qual os governos estaduais ajudariam a eleger parlamentares que dariam sustentação ao governo federal, enquanto este não interferiria nas políticas dos estados. Para assegurar a vitória dos candidatos a favor do governo federal, era fundamental a atuação dos coronéis.
Essas pessoas praticavam uma política clientelista com a população local : conseguiam para essas pessoas cargos públicos, em troca solicitavam que votassem nos candidatos por eles indicados.
A "política de governadores" foi um acordo político entre as oligarquias regionais brasileiras de modo a preservar os privilégios econômicos, políticos e sociais das elites nacionais, sendo o clientelismo uma forma de controlar localmente a política e impedir insurreições.
O que é o Clientelismo?
O clientelismo é a situação política em que se estabelece um sistema de "favores" entre uma figura localmente influente e uma série de seus "apadrinhados" políticos, de modo que os apadrinhados ajam no sentido de garantir a manutenção das mesmas práticas que favorecem aquele que fornece os favores. Era uma forma de impedir qualquer mudança política real no Brasil da década de 1920.
Mais sobre o clientelismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/9688521