Durante o exame dos dispositivos, o perito deverá definir o modelo ideal de abordagem para cada tipo de caso, preservando sempre as condições iniciais, que garantirão a melhor análise dos vestígios.
Sobre os diferentes tipos de dispositivos em um crime digital, qual afirmativa está correta?
Soluções para a tarefa
B. Nos casos de crimes que envolvem e-mails, o grande desafio é acessar computadores utilizados que podem estar em território nacional ou em outros países. É necessário localizar remetentes, endereço IP, domínio da Internet e conteúdo.
Explicação:
Nos diversos tipos de dispositivos, é possível observar a complexidade de busca por vestígios. Dentro da análise forense, o endereço IP (Internet protocol) do criminoso é extremamente importante. É ele que identifica o número atribuído durante o tempo em que o criminoso estiver conectado à Internet e auxilia no descobrimento da placa de rede, identificada por meio do endereço MAC, que é único de cada dispositivo. Nos casos de crimes que envolvem e-mails, é muito importante localizar remetentes, endereço IP, domínio da Internet e conteúdo. No caso de rede de dados, o foco é no trânsito da informação, e não no armazenamento dos dados. Já no caso de banco de dados, a análise ocorre em dados e metadados armazenados ou não em banco de dados. Em casos de IoT (Internet das Coisas), a análise forense está em construção e ainda não está totalmente desenvolvida.