Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, o desenvolvimento dos tecidos embrionários ocorre paralelamente ao dos anexos embrionários. Estes são: o sco vitelínico, o âmnio, o alantoide e o córion .Com relação ao sco vitelínico, que é encontrado nos três grupos citados, explique por que esta estrutura é mais desenvolvida nos répteis e aves, enquanto nos mamíferos é extremamente reduzida. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Anexos embrionários: Para que os animais vertebrados se desenvolvam, é necessário que existam estruturas, derivadas dos folhetos embrionários que deem suporte ao embrião. Estes anexos não fazem parte do corpo do filhote, porém são essenciais para o seu desenvolvimento.
anexos embrionários
Anexos embrionários, você conhece os principais? Não? Então vem com a gente revisar embriologia para arrasar nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares! Saco vitelínico: O saco vitelínico, também chamado de vesícula vitelínica ou saco vitelino, é um anexo embrionário membranoso originado da ectoderme. O saco vitelínico armazena substâncias nutritivas para o desenvolvimento do embrião.
Este anexo embrionário de encontra bem desenvolvido nos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos ovíparos. Como nos mamíferos placentários o embrião logo se fixa ao útero e desenvolve a placenta – de quem receberá nutrientes, estes terão saco vitelínico pouco desenvolvido (somente para alimentar o embrião enquanto ele não tem placenta).
Resposta:
Répteis, aves e mamíferos, quanto ao desenvolvimento do embrião, necessitam de estruturas especiais que se associam a ele. Estas, chamadas de anexos embrionários, derivadas do próprio folheto germinativo, são: o saco vitelínico, âmnio, cório e alantoide. Este texto tratará apenas do primeiro citado, este também presente em peixes e anfíbios.
No caso dos mamíferos, a vesícula vitelina se apresenta reduzida, e com pouco vitelo. Ela se desenvolve precocemente, mas se torna vestigial algumas semanas depois. Neste grupo, parte do cordão umbilical é composta pela vesícula e a placenta é quem desempenha o papel de nutrir o embrião.
Explicação:
Espero ter ajudado!!