Durante o curto governo de Jânio Quadros, a política externa brasileira sofreu sensíveis modificações. Nesse governo, a diplomacia brasileira procurou desenvolver uma política externa: a) De alinhamento com os países capitalistas liderados pelos Estados Unidos e de rompimento com os países socialistas apoiados pela União Soviética. b) De pragmatismo responsável, ampliando o relacionamento político e comercial do país com países da Africa, da Asia e da União Soviética. c) Pendular, aproximando-se ora dos Estados Unidos, ora relacionando-se comercialmente com os países ligados a regimes socialistas. d) Independente, afastando-se do "alinhamento automático" em relação aos Estados Unidos e de aproximação com a União Soviética. e) De solidariedade continental, alinhando-se, principalmente com as nações democráticas apoiadas pelos Estados Unidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Independente, afastando-se do “alinhamento automático” em relação aos Estados Unidos e de aproximação com a União Soviética.
A Política Externa Independente (PEI)
Jânio Quadros como Presidente do Brasil, deu início a uma política externa independete e essa foi a visão implementada.
Portanto a opção correta é a letra d) "Independente, afastando-se do "alinhamento automático" em relação aos Estados Unidos e de aproximação com a União Soviética."
Quando Jânio Quadros se tornou presidente em 1961, o mundo estava em plena Guerra Fria, uma disputa ideológica entre os Estados Unidos e a União Soviética sobre a esfera de influência. O conflito influenciou as decisões de vários governos ao redor do mundo, porém, Jânio tem certeza de que as relações externas do Brasil não serão pautadas pela Guerra Fria, mas de forma independente, sem levar em conta a ideologia.
Leia mais sobre o governo de Jânio Quadros em: https://brainly.com.br/tarefa/12601477