Durante o ciclo do café, era necessário um grande volume de investimento, devido a dificuldade que os agricultores tinham. Frente às instituições bancárias da época, surge um novo agente econômico - o comissário -, segundo Kuniochi (2005), esse agente tinha por principal função agenciar carregamentos de café, do interior, para as empresas exportadoras, sediadas nos portos, além de “ponte” entre o crédito e o fazendeiro. Sobre o papel do comissário, avalie as asserções a seguir: I. O comissário também trazia produtos existentes apenas nas cidades para comercializar nas fazendas. II. O comissário era responsável pelos pagamentos dos salários, pois eram os mesmos que vendiam as sacas do café. III. Muitos comissários eram donos de bancos, o que facilitava o acesso ao crédito. IV. As relações entre comissários e fazendeiros estendiam-se além dos interesses monetários, pois estavam embasadas em convivência anterior de amizade, parentesco e compadrio. É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre os aspectos do ciclo do café e o papel dos comissários, temos que a resposta certa é a I, II e III.
Importante notar que o ciclo do café esteve presente no Brasil durante as décadas de 30 e 40.
Nesse aspecto, temos que nas referidas décadas o café surgiu como a atividade principal do Brasil e era exportado para o exterior.
Importante notar ainda que várias foram as profissões surgidas como forma de possibilitar que o café fosse expandido para outras regiões.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes