Português, perguntado por jsscoliveira, 11 meses atrás

Durante o ato de ler e escrever, dois critérios linguísticos são essenciais para que ocorra a compreensão adequada de um texto: a coesão e a coerência. Estes encontram-se inteiramente interligados um ao outro. Diante disso, considere os exemplos I e II:


Exemplo I

O despertador, o banheiro, a cozinha, a mesa. A rua. A escola. O sino, os cumprimentos, os alunos, a chamada, o quadro negro, o livro didático, a conversa, o debate, as provas, as correções, a recuperação, a nota, o sino. A casa.


Exemplo II

O despertador, o banheiro, a cozinha, a mesa. A rua. A escola. O sino, os cumprimentos, os alunos, a chamada, o quadro negro, o livro didático, a conversa, o debate, as provas, as correções, a recuperação, a nota, o sino. A casa. Eis o dia-a-dia do professor.

Correlacionando à teoria exposta e aos exemplos I e II, assinale a explicação correta.

O exemplo I apresenta coesão, enquanto o exemplo II apresenta coerência.

Alternativa 2:
Somente o exemplo I apresenta coerência, já o exemplo II apresenta coesão.

Alternativa 3:
Os exemplos I e II possuem problemas de coesão e coerência, sendo, por isso, incompreensíveis.

Alternativa 4:
No exemplo II, a coerência se dá a partir da oração "eis o dia-a-dia do professor ". Tal oração funciona como um fator coesivo, ao remeter à enumeração que lhe é anterior.

Alternativa 5:
A compreensão dos dois exemplos não requer os conhecimentos de mundo do leitor, mas exige a presença de marcas linguísticas concretas para que a coerência se estabeleça.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
33

Alternativa 4: no caso do exemplo II, é a partir da oração "eis o dia-a-dia do professor" é que se constrói a coerência do texto, visto que há a ligação do trecho citado com todo o restante do que fora escrito, de modo que tudo passa a fazer sentido, há conexão de ideias.

Já a coesão se dá em praticamente todo o trecho em função da presença dos conectivos e da pontuação, que liga as partes do texto entre si sem erros.

Porém apenas a coesão não necessariamente constrói sentido do texto, visto que a criação ou conexão de ideias é que dá sentido ao texto, isto é, dá coerência ao texto.

Abraços!

Perguntas interessantes