Psicologia, perguntado por mik4lly, 1 ano atrás

Durante o atendimento de um paciente em sua clínica, o psicopedagogo responsável pelo caso percebeu alterações comportamentais significativas como agressividade, irritação, oposição e desinteresse acentuado pelas atividades escolares. Investigando junto ao paciente e a família, o profissional averiguou que a conduta da criança passou mudar após os jogos interescolares. Após várias conversas o profissional aplicou uma técnica de desenho no qual a criança desenhou o seguinte: um estádio cheio de pessoas o chamando de perna de pau, vaias escritas por todo o desenho; na sequência um banheiro onde há uma criança chorando e várias outras chamando-a de perdedor; por fim um refeitório no qual as crianças estão alegres e uma está isolada chorando. Investigando os desenhos a criança relata a psicopedagoga que desde os jogos os colegas de turma têm o culpado por terem perdido o jogo e estão agredindo verbalmente todos os dias.
Elaborado pelo Autor, 2020.
Considerando o caso citado, analise as afirmativas a seguir.

I – A criança esta sofrendo bullying por parte dos colegas de turma o que justifica a alteração do comportamento.
II – Cabe ao profissional notificar e orientar a escola e a família do que esta ocorrendo visando o bem estar da criança.
III – Casos de bullying devem ser tratados somente quando é evidenciado queda no desempenho escolar da criança.

É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por layzafernandes3
7

Resposta:

As alternativas 1 e 2 são as corretas.

Explicação:

A criança está claramente sofrendo bullying no colégio em que estuda, está sendo agredida verbalmente dos colegas e se alto isolando com medo de que mais alguém o agrida e o cingue novamente. Isso pode gerar um transtorno traumático. A criança, automaticamente, mudou o jeito de se portar pois acha que assim, conseguirá se livrar dos Billings. É como se aquele comportamento fosse a barreira de proteção dela em relação aos colegas.

Em tal situação, o profissional deve notificar aos pais sobre o ocorrido e alertar a escola.


kellykeysilva: concordo, 1 e 2
Perguntas interessantes