Português, perguntado por marcelyzaupa9187, 1 ano atrás

durante muitos anos,era comum que os músicos e ate orquestra tocassem em sessões de cinema.hoje,no entanto,isso não acontece mas.por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por MaduFavatto
10

O cinema brasileiro sempre foi acompanhado com música popular. Desde o cinema mudo, os filmes possuíam acompanhamento musical dentro e fora das salas de exibição. Além de atrair o público para o cinema, a criação dos filmes de enredo, cômicos ou dramáticos, tornava a música cada vez mais indispensável. Nesse sentido, o que passamos a chamar de trilha musical com o advento do cinema sonoro sincronizado (com a gravação da trilha sonora articulada às imagens), era realizado ao vivo, muitas vezes com improviso, por pianistas ou pequenas orquestras atentos aos acontecimentos das imagens da tela. Muitos músicos e compositores populares brasileiros, desde Ernesto Nazaré, passando por Pixinguinha, até Ari Barroso tocaram nas salas escuras de projeção, ou sobre os pequenos tablados das salas de espera dos cinemas. Segundo o historiador José Ramos Tinhorão:

A formação desses pequenos conjuntos para divertimento do público na sala de espera, nos intervalos das sessões, e para proporcionar fundo musical aos filmes mudos, obrigou a ampliação tão grande de quadros, que a própria barreira entre músicos eruditos e populares desapareceu, permitindo ouvir num cinema o flautista José do Cavaquinho (que nos choros fazia jus ao sobrenome tocando cavaquinho com cordas de tripa), e no outro o futuro maestro Villa-Lobos manejando um ''

Espero ter ajudado^^

Perguntas interessantes