Durante muito tempo Mercúrio foi usado como substâncias nos termômetros clínicos porém esse uso vem caindo gradativamente porque o mercúrio não é mais uma substância adequada para a calibração dos termômetros
Soluções para a tarefa
Resposta:
O termômetro de mercúrio é justamente o mais comum na casa dos brasileiros. Todo metal se expande quando aquecido, mas o mercúrio tem a vantagem de ficar líquido entre -38,9°C e 356,7°C. Em temperatura ambiente, ele facilmente sobe ou desce dentro de um tubo capilar quando em contato com a "quentura" da nossa pele.
A resposta do mercúrio ao calor é muito rápida e precisa —varia alguns centímetros (aqueles que você vê marcado no exterior de vidro do termômetro. Só tem um "probleminha": o mercúrio é perigoso, por ser um metal pesado e tóxico, e pode matar uma pessoa. Até o vapor é tóxico.
Então, se você ainda tem um antigo em casa, cuidado. Especialmente se você tem crianças por perto, a inalação do mercúrio é um problema sério para o sistema neurológico. Termômetros do tipo podem ser levados até pontos que recebem pilhas —se o termômetro estiver quebrado, recolha o líquido com a ajuda de uma seringa sem agulha.