Durante este período de depressão contemplativa uma coisa apenas magoava-me: não tinha o ar angélico do Ribas, não cantava tão bem como ele. Que faria se morresse, entre os anjos, sem saber cantar?
Ribas, quinze anos, era feio, magro, linfático. Boca sem lábios, de velha carpideira, desenhada em angústia – a súplica feita boca, a prece perene rasgada em beiços sobre dentes; o queixo fugia-lhe pelo rosto, infinitamente, como uma gota de cera pelo fuste de um círio...
Mas, quando, na capela, mãos postas ao peito, de joelhos, voltava os olhos para o medalhão azul do teto, que sentimento! que doloroso encanto! que piedade! um olhar penetrante, adorador, de enlevo, que subia, que furava o céu como a extrema agulha de um templo gótico! E depois cantava as orações com a doçura feminina de uma virgem aos pés de Maria, alto, trêmulo, aéreo, como aquele prodígio celeste de garganteio da freira Virgínia em um romance do conselheiro Bastos.
Oh! não ser eu angélico como o Ribas! Lembro-me bem de o ver ao banho: tinha as omoplatas magras para fora, como duas asas!
O Ateneu, Raul Pompéia.
Numa descrição, os verbos estão, em sua maioria, no:
a) presente do indicativo.
b)futuro do indicativo.
c)pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
d)pretérito perfeito do indicativo.
e)pretérito imperfeito do indicativo.
Soluções para a tarefa
Olá!
A descrição presente no terceiro parágrafo do texto apresenta em particular uma grande recorrência de uma forma verbal. Observe os verbos destacados em negrito sublinhado na transcrição abaixo:
"Mas, quando, na capela, mãos postas ao peito, de joelhos, voltava os olhos para o medalhão azul do teto, que sentimento! que doloroso encanto! que piedade! um olhar penetrante, adorador, de enlevo, que subia, que furava o céu como a extrema agulha de um templo gótico! E depois cantava as orações com a doçura feminina de uma virgem aos pés de Maria, alto, trêmulo, aéreo, como aquele prodígio celeste de garganteio da freira Virgínia em um romance do conselheiro Bastos."
Todos os verbos destacados estão conjugados no tempo verbal pretérito imperfeito do indicativo.
Resposta: E) pretérito imperfeito do indicativo.
Espero ter ajudado, um abraço! :)