Durante boa parte do século XIX, as interpretações mais globalizantes sobre o Brasil estiveram obstaculizadas, esbarrando nas condições da sociedade então vigente, cujo traço dominante era a escravidão. Entretanto, a partir da década de 1930, a universidade começa a adquirir importância, influindo nas formas de interpretar o país e dando margem ao surgimento não de ensaios, mas de analises monográficas preocupadas em construir grandes explicações do Brasil. Exemplos disso são as obras Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre (1933); Raízes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda (1936) e Formação do Brasil Contemporâneo de Caio Prado Jr. (1942).a) Explique o porquê do surgimento, neste período, de obras voltadas à construção de grandes interpretações sobre a formação social do Brasil. b) Analise as razões do impacto provocado pela publicação de Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre.
#UFF
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A - A partir da década de 1930 começa a República Nova, que havia rompido, ao menos no discurso ideológico, com as práticas da oligarquia, de modo que os estudos críticos, reflexivos, sobre a formação do Brasil, assim como uma busca por definir a sua identidade, se tornam fundamentais para explicar esta nova realidade política nacional.
B - A obra de Gilberto Freyre serviu para colocar em dúvida a ideia, até então vista de maneira acrítica, de que o Brasil seria uma "democracia racial" plena, sendo o primeiro passo no sentido de uma análise contemporânea mais séria das disputas étnicas existentes no Brasil.
Perguntas interessantes