Durante atividade de manutenção corretiva emfábrica de laticínio, verificou-se que determinado motortrifásico não estava mais funcionando. O circuito deacionamento e proteção utilizava uma chave de partidadireta trifásica, um contator e um relé de sobrecarga. Paratentar solucionar o problema, mudou-se, inicialmente, oponto de alimentação do motor para outro circuito domesmo quadro de disjuntores e verificou-se que o conjuntovoltou a funcionar corretamente. Um técnólogo do setor demanutenção foi chamado para diagnosticar e solucionar oproblema definitivamente, sendo, para isso, necessáriomedir as grandezas elétricas envolvidas.Considerando essa situação, é correto afirmar queA se pode medir diretamente, com um osciloscópio, acorrente elétrica na entrada da chave de partida domotor.B é necessário apenas um multímetro com alicateamperímetro acoplado para se medirem diretamenteas tensões e correntes elétricas do motor.C uma chave de teste (tipo neon) pode ser usada paramedir a corrente elétrica nas fases do circuito dealimentação.D se pode usar um wattímetro para medir diretamente oconsumo de energia elétrica do motor, quando esteestá em operação.E se deve ajustar o valor da corrente elétrica no relé desobrecarga, para que o motor volte a funcionar.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a B é necessário apenas um multímetro com alicateamperímetro acoplado para se medirem diretamenteas tensões e correntes elétricas do motor.
A proteção que ocorre do circuito de acionamento em que um relé deve ser desenergizado e em que as linhas de força do campo pode ser considerado por seu aspecto magnético e de sua bobina que podem se encontrar em um estado de máxima contração.
Nesse sentido as espiras da bobina podem ser o próprio relé de corte e que podem ter a indução de uma tensão de polaridade oposta a que foi criado pelo campo de aingimento.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás