ENEM, perguntado por NatashaHarms5971, 10 meses atrás

Durante anos, diversos foram os esforços direcionados à excelência na testagem laboratorial para o diagnósticode infecções por HIV-1 e HIV-2, incluindo-se, nos fluxogramas padronizados, os testes de triagem de terceira equarta gerações, os testes rápidos e os testes moleculares para aplicação nos diferentes cenários e situaçõesdos serviços de saúde. Nesse contexto, é essencial a compreensão dos farmacêuticos para realizaçãoe interpretação do diagnóstico laboratorial, bem como para a proposição de novas considerações para amelhoria do cuidado ao paciente.Os gráficos a seguir representam a evolução dos marcadores laboratoriais da infecção pelo HIV ao longo do tempo.Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I. O fluxograma para o diagnóstico laboratorial de infecções causadas pelo HIV no qual são utilizadostestes moleculares para a pesquisa do RNA viral é considerado mais eficaz para a confirmaçãodiagnóstica de infecções agudas e/ou recentes que aquele em que é utilizada apenas a pesquisa deanticorpos anti-HIV.II. A utilização dos testes que detectam os anticorpos IgM e IgG anti-HIV implica janela imunológicamenor que a proveniente da utilização dos testes que detectam o antígeno P24 e os anticorposanti-HIV.III. Os testes de triagem convencionais destacam-se pela maior especificidade, já os confirmatórios, pelamaior sensibilidade.IV. Para o acompanhamento e o controle dos pacientes HIV positivos utilizam-se, entre os marcadores,os resultados da contagem de linfócitos T CD4+.V. Indica-se, para o diagnóstico laboratorial do vírus em crianças com menos de 18 meses de idade, apesquisa de IgG anti-HIV, imunoglobulina que não atravessa a barreira placentária e, portanto, nãoestá relacionada às imunoglobulinas maternas.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I e IV.C II e III.D II e V.E IV e V.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
6

As afirmativas corretas são I e IV. Letra B.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde aprovou o Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças, em que aborda a não existência de testes laboratoriais que possuem 100% de sensibilidade e de especificidade.

Em que a indicação de quimioprofilaxia, assim como, a abordagem clínica dos principais processos oportunistas encontrados no espectro da imunodeficiência crônica induzida pelo HIV.

Bons estudos!

Respondido por Flokinho1976
1

Resposta:

d

Explicação:

Perguntas interessantes