Português, perguntado por sofiafernandes32, 1 ano atrás

Durante anos, dei aulas em diferentes faculdades da Universidade Eduardo Mondlane. Os meus colegas professores queixavam-se da progressiva falta de preparação dos estudantes. Eu notava algo que, para mim, era ainda mais grave: uma cada vez maior distanciação desses jovens em relação ao seu próprio país. Quando eles saíam de Maputo em trabalhos de campo, esses jovens comportavam-se como se estivessem emigrando para um universo estranho e adverso. Eles não sabiam as línguas, desconheciam os códigos culturais, sentiam- -se deslocados e com saudades de Maputo. Alguns sofriam dos mesmos fantasmas dos exploradores coloniais: as feras, as cobras, os monstros invisíveis.
Aquelas zonas rurais eram, afinal, o espaço onde viveram os seus avós, e todos os seus antepassados. Mas eles não se reconheciam como herdeiros desse patrimônio. O país deles era outro. Pior ainda: eles não gostavam desta outra nação. E ainda mais grave: sentiam vergonha de a ela estarem ligados. A verdade é simples: esses jovens estão mais à vontade dentro de um videoclipe de Michael Jackson do que no quintal de um camponês moçambicano.
O que se passa, e isso parece inevitável, é que estamos criando cidadania de diversas dentro de Moçambique ponto existem várias categorias: a os urbanos, moradores da cidade alta, esses que foram mais vezes a Nelspruit que aos arredores da sua própria cidade. Depois, há uns que moram na periferia, os da chamada cidade baixa. E há ainda os rurais, os que são uma espécie de imagem desfocada do retrato nacional. Essa gente parece condenada a não ter rosto e falar pela voz de outros.



1 - Ainda no primeiro parágrafo do texto, Mia Couto apresenta sua tese a respeito do comportamento dos jovens para os quais dava aula.

Em relação a esse posicionamento, segundo parágrafo cumpre a função de

Al identifica a causa do comportamento observado.

B) Oferece um exemplo do comportamento observado.

C) Fazer uma comparação em relação ao comportamento observado.

D) Apresenta uma circunstância oposta ao comportamento observado.

2) no primeiro parágrafo do texto o autor compara as suas impressões sobre os estudantes da Universidade Eduardo mondlane impressões que seus colegas professores tinham desses mesmos estudantes.

Em relações às expressões dos outros professores, é correto afirmar que o autor

A) concorda com eles e, pois todos consideravam os alunos desesperados.

B) discorda deles, pois o autor consideravam os jovens de distanciados do seu país.

C) concorda com eles, Pois todos consideravam os jovens estrangeiros na própria nação.

D) discorda deles, pois o autor considerava os alunos parecidos com exploradores coloniais.


É URGENTE ​

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
12

1. Em relação a esse posicionamento, o segundo parágrafo cumpre a função de :

B) Oferecer um exemplo do comportamento observado.

> O exemplo é que esses jovens comportavam-se como se estivessem emigrando para um universo estranho e adverso. Eles não sabiam as línguas, desconheciam os códigos culturais, sentiam-se deslocados e com saudades de Maputo.

2. Em relação às expressões dos outros professores, é correto afirmar que o autor:

B) discorda deles, pois o autor consideravam os jovens distanciados do seu país.

> O que mais preocupava o autor era o fato de os jovens se sentirem deslocados no novo país, não o de eles parecerem despreparados.

Respondido por celsoescola
2

1. Em relação a esse posicionamento, o segundo parágrafo cumpre a função de :

B) Oferecer um exemplo do comportamento observado.

2. Em relação às expressões dos outros professores, é correto afirmar que o autor:

B) discorda deles, pois o autor consideravam os jovens distanciados do seu país.

Perguntas interessantes