Durante algum tempo o Brasil sustentou uma ideia que seria a maneira pela qual se conseguiria a ser um potência, esta ideia foi a do "branqueamento". Com base neste enunciado leia as proposições abaixo:
I.Na tese do branqueamento reside a ideia de melhoramento genético por meio da mistura entre brancos e negros.
II.O branco, sendo uma raça superior, seria predominante sobre a negra, garantindo a melhoria genética da prole.
III.Havia frases do tipo "Ele é branco e amaldiçoado por Deus" e "O preto é belo", que circulavam em todas as esferas sociais, construindo uma mentalidade preconceituosa no seio da população brasileira.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a tese do branqueamento no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Somente a proposição I está correta
b)
Somente a proposição II está correta
c)
Somente a proposição III está correta
d)
Somente as proposições I e II estão corretas;
Soluções para a tarefa
Olá!
Contextualizando um pouco mais sobre esse assunto:
Entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, vigoraram em várias partes do mundo teses que defendiam um padrão genético superior para a “raça” humana. Tais teses defendiam a ideia de que o homem branco europeu tinha o padrão da melhor saúde, da maior beleza e da maior competência civilizacional em comparação às demais “raças”, como a “amarela” (asiáticos), a “vermelha” (povos indígenas) e a negra (africana).
Nesse período, alguns intelectuais brasileiros se basearam desse pensamento para desenvolver a "tese do branqueamento". Ela tinha como ponto de partida o fato de que, através do processo de miscigenação (mistura entre raças), os descendentes de negros passariam a ficar progressivamente mais brancos a cada nova prole gerada no país. Esse tipo de pensamento demonstra a mentalidade preconceituosa da população brasileira perante os negros e povos de outras cores.
Bons estudos :)