Durante a terceira semana do desenvolvimento embrionário ocorre um fenômeno que modifica células regulares e intimamente conectadas em células irregulares frouxamente conectadas e com capacidade migratória. Esse fenômeno é conhecido como?
a) Implantação.
b) Gastrulação.
c) Transformação epitélio-mesenquimal.
d) Transformação mesênquima-epitelial.
e) Neurulação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
c
A migração e diferenciação das células contidas na blástula ocorre durante a gastrulação. Dessa forma, é nessa etapa do desenvolvimento embrionário que as células intimamente conectadas da blástula adquirem capacidade migratória.
O que ocorre durante a gastrulação?
Nesta etapa do desenvolvimento embrionário, que as células do embrião começam a se diferenciar em camadas garminativas que darão origem ao que será a cabeça, tronco e membros do feto. É também na gastrulação que inicia a formação do blastoporo, uma abertura (invaginação) na blástula, que passará a ser chamada de gástrula.
A partir da formação do bastoporo, há diversas sinalizações celulares que organizarão as três camadas germinativas e dará origem aos tecidos, dessa forma:
- Endoderme: Base do epitélio dos sistemas digestivo e respiratório, origem do sistema urinário e reprodutivo e formação do fígado e pâncreas.
- Mesoderme: Notocorda, sistema musculo-esquelético, sistema circulatório e base muscular do estomago e intestino.
- Ectoderme: Epiderme da pele, córnea e lentes dos olhos, sistema nervoso.
Outra importante característica da gastrulação é a aquisição de orientação axial. É nesta fase do desenvolvimento que o embrião deixa de ser um aglomerado celular e passa a ter orientação cranial-caudal e ventral-dorsal. Ou seja, passa a ter assimétria e podemos distinguir o lado direito de esquerdo, se é face ou costas do embrião.
Aprenda mais sobre desenvolvimento embrionário em: https://brainly.com.br/tarefa/13512152
#SPJ2