História, perguntado por kethlenferreira86, 10 meses atrás

Durante a sua regência (1821 a 1822) Dom Pedro procurava acabar com as divergências entre brasileiros e portugueses e fazer uma boa administração, porém as cortes portuguesas iniciaram uma série de medidas para pressionar o regente a voltar para Portugal. No Brasil, a elite recolheu aproximadamente 8 mil assinaturas em um abaixo assinado que foi entregue a Dom Pedro no dia 9 de janeiro de 1822. A resposta mais imediata de Dom Pedro à crise gerada por estes acontecimentos foi: *

4 pontos

a) A decisão de ficar no Brasil, dando origem ao “Dia do Fico”, que foi decisivo para a emancipação brasileira que viria a seguir.

b) A demissão de enviar tropas para conter a revolta em Portugal.

c) A formação de um novo ministério chefiado por José Bonifácio de Andrada e Silva.

d) A abertura dos portos às nações amigas

Soluções para a tarefa

Respondido por andreydartoradesouza
5

Resposta:

A) A decisão de ficar no Brasil, dando origem ao “Dia do Fico”, que foi decisivo para a emancipação brasileira que viria a seguir.

Respondido por malubatistarodrigues
4

Resposta:

A resposta é a A) A decisão de ficar no Brasil, dando origem ao “Dia do Fico”, que foi decisivo para a emancipação brasileira que viria a seguir.

Explicação:

O Dia do Fico é a data protagonizada pelo regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro, que decide contrariar às ordens das Cortes Portuguesas e permanecer no Brasil.  

O evento recebeu esse nome porque, na ocasião, D. Pedro proferiu a frase que se tornaria célebre:  

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico."

Esta decisão é tomada em 9 de janeiro de 1822 e é considerada um importante passo para o processo de independência do Brasil.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes