Durante a segunda metade do século XVIII e primeira metade do século XIX, ocorreu a emergência de um novo mundo, marcado pelo desenvolvimento máximo do capitalismo, ocasionado, entre outros fatores, principalmente pela Revolução Industrial na Inglaterra. A partir desse novo mundo, o teor de gás carbônico (CO2) atmosférico, que era em torno de 275 ppm (partes por milhão), sofreu um aumento da ordem de 25%. Estima-se que, em 2050, se mantidas as taxas atuais de emissão desse gás, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual a alternativa que aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível forma de redução desse fenômeno?
a) Desmatamento na Amazônia e reflorestamento em larga escala
b) Uso de gases contendo CFC e erradicação da energia nuclear
c) Aumento das áreas cultivadas e campanhas de educação ambiental
d) Queima de combustíveis fósseis e reflorestamento em larga escala
e) Destruição da camada de ozônio e redução da atividade industrial
Soluções para a tarefa
A principal causa de aumento do CO2 atmosférico é a queima de combustíveis fósseis e uma possível forma de redução desse fenômeno é o reflorestamento em larga escala (letra D).
O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera e agravamento do efeito estufa devem-se às grandes quantidade de dióxido de carbono que são liberadas para a atmosfera diariamente em todo o mundo. Isso se deve ao fato de que uma das principais fontes de energia utilizada no mundo são os combustíveis fósseis, por meio de sua combustão.
Como uma possível forma de reverter essa situação, pode-se citar o reflorestamento em larga escala, tendo em vista que a vegetação consiste em uma importante sequestradora de CO2, com liberação de oxigênio. Assim o reflorestamento poderia capturar grande parte do dióxido de carbono presente na atmosfera.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/10145805