Biologia, perguntado por Irvapoliuyt5, 6 meses atrás

Durante a segunda metade da glicólise, o que ocorre?

a)O ATP está esgotado.
b)A frutose é dividida em duas.
c)ATP é feito.
d) A glicose se transforma em frutose. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
10

A glicólise é um ciclo da via metabólica que converte as moléculas de glicose em ácido pirúvico. Durante a segunda metade da glicólise, ATP é formado.

A glicólise é a primeira via metabólica que quebra a molécula de glicose na molécula de ácido pirúvico. A primeira metade do ciclo ocorre no citoplasma e inclui a divisão da glicose.

Na segunda metade da via, ocorre a extração da molécula de ATP e alta energia dos átomos do hidrogênio e resulta na liberação de quatro moléculas de ATP através do processo de fosforilação.

Na primeira metade forma utilizadas duas moléculas de ATP enquanto na segunda metade foram produzidas quatro moléculas de ATP. Portanto, o número total de ATP formado na glicólise é dois.

Portanto, a opção C. ATP é formado durante a segunda metade da reação.

Espero ter ajudado!

Saiba mais sobre glicólise aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/30338027

https://brainly.com.br/tarefa/752266

https://brainly.com.br/tarefa/29972428

Anexos:

douradoedicarlos847: oi me ajuda em uma questão por favor
Respondido por Aleske
16

Em relação ao metabolismo energético, na segunda parte do processo da Glicólise o "ATP é feito" \large\text{$\rightarrow~\mathrm{\blue{alternativa~"\purple{C}~"}}$}.

De forma geral, a glicólise possui duas etapas:

  1. Etapa de preparação (gasto de 2 ATPs);
  2. Etapa de compensação (geração de 4 ATPs, 2 NADH e 2 Piruvatos).

Vamos ver o que acontece em cada uma delas:

  • Etapa de preparação (primeira metade):

Primeiramente, ocorre a adição de fosfato do ATP na glicose, formando glicose-6-fosfato. Em seguida a glicose é transformada em frutose, através de uma alteração na molécula (isomerização), formando frutose-6-fosfato. O próximo passo é a adição de um fosfato, formando frutose-1,6-bifosfato.

Depois, essa molécula é dividida gerando dois produtos: Di-hidroxicetona-fosfato e Gliceraldeído-3-fosfato. Por fim, a primeira molécula (Di-hidroxicetona-fosfato) é transformada também em Gliceraldeído-3-fosfato. Esses dois Gliceraldeído-3-fosfato vão entrar na próxima etapa (compensação).

  • Etapa de compensação (segunda metade):

Primeiro ocorre retirada de elétrons (gerando NADH) e adição de fosfato inorgânico ao Gliceraldeído-3-fosfato, formando 1,3-bifosfoglicerato. Depois, é retirado fosfato dessa molécula na forma de ATP, formando 3-fosfoglicerato. Em seguida, o fosfato muda de posição, formando 2-fosfoglicerato. Essa por sua vez é desidratada (sai água), formando fosfoenolpiruvato. Depois, é retirado mais fosfato na forma de ATP, finalmente formando piruvato.

Esse processo de "compensação" ocorre com cada um dos dois Gliceraldeído-3-fosfato gerados na etapa de preparação.

➯ Portanto, na segunda metade da glicólise ocorre geração de ATP, ou seja, o "ATP é feito". Já a transformação de glicose em frutose, bem como a divisão dessa em dois produtos, ocorre na primeira metade.

Assim, a \large\text{$\mathrm{\blue{alternativa~"\purple{C}~"}}$} é a correta.

Venha estudar mais sobre Bioquímica em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/50184040
  • https://brainly.com.br/tarefa/47218924
  • https://brainly.com.br/tarefa/46975571
Anexos:

karolssm07: Na segunda metade da glicólise, os açúcares de três carbonos formados na primeira metade do processo passam por uma série de transformações adicionais, tornando-se um piruvato em última análise
Perguntas interessantes