Durante a República Romana, a conquista da igualdade civil e política, os tribunos da plebe e a lei das Doze tábuas foram decorrentes:
( ) da marginalização política, discriminação social e desigualdade econômica que afetavam a plebe romana.
( ) da crise do sistema escravista de produção, transformando escravos em colonos e consequente declínio da agricultura.
( ) do elevado poder do exército, que para conter a pressão das invasões bárbaras realizou reformas político-administrativas.
( ) do afluxo de riqueza para Roma devido às conquistas e enfraquecimento da classe equestre.
( ) da elevação do cristianismo que pregava a igualdade de todos os homens.
QUAL A RESPOSTAA?
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETA: da marginalização política, discriminação social e desigualdade econômica que afetavam a plebe romana.
Explicação:
As disputas entre Patrícios e Plebeus se intensificaram durante o período de República na Roma. Com guerras de expansão cada vez mais recorrentes e a necessidade de homens para integrar os exércitos, o Senado (maior órgão administrativo da época) cedeu alguns direitos à plebe.
Durante a República Romana, a conquista da igualdade civil e política, os tribunos da plebe e a lei das Doze tábuas foram decorrentes da marginalização política, discriminação social e desigualdade econômica que afetavam a plebe romana.
Com o fortalecimento do Senado e com poder executivo dos magistrados reproduzia-se a marginalização dos plebeus da política romana. A exploração econômica, a discriminação social e a exclusão política resultaram em conflitos sociais e econômicos em Roma, oponto patrícios e plebeus com interesses opostos.
Com as revoltas, os plebeus garantiram grades conquistas como: os Tribunos da plebe, Leis Licínias, Leis das XII tábuas e a Lei Canuleia, além disso, conquistaram também o direito de eleger magistrados plebeus. Com essas medidas, as duas classes praticamente se igualaram.