ENEM, perguntado por Liihdesouza7663, 11 meses atrás

Durante a realização de exodontia comseccionamento do dente 27 de paciente do sexomasculino, com 22 anos de idade, uma técnicaem saúde bucal (TSB) utilizava o sugador, quandopercebeu a ruptura da luva cirúrgica em sua mãoesquerda. A TSB é destra e, no momento em quenotou o rompimento da luva, comunicou o fato aocirurgião-dentista (CD). O CD solicitou que a TSBcontinuasse o atendimento ao paciente, que estavaanestesiado e não deveria ter o procedimentocirúrgico interrompido.Diante dessa situação, a TSB deveA perguntar ao paciente se ele tem alguma doençainfectocontagiosa e, em caso de respostanegativa, atender à solicitação do CD.B deixar sua função e proceder à lavagem cirúrgicadas mãos, para remoção da flora residente, em quepredominam os estafilococos, desconsiderando,assim, a solicitação do CD.C proceder à antissepsia das mãos, pois asbactérias Gram+ presentes na flora transitóriasão as principais responsáveis pelas infecçõeshospitalares, desconsiderando, assim, asolicitação do CD.D continuar o atendimento ao paciente e efetuarexames sorológicos para detecção de hepatite Be Aids, de forma a atender à solicitação do CD.E proceder à troca das luvas na lavagem das mãos,evitando que a flora residente oriunda de suasmãos torne-se patogênica, por se tratar deprocedimento cirúrgico, e justificar sua atitudeao CD.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
4

E) proceder à troca das luvas na lavagem das mãos,evitando que a flora residente oriunda de suas mãos torne-se patogênica, por se tratar de procedimento cirúrgico, e justificar sua atitude ao CD.

No decorrer do processo de realização de exodontia com seccionamento de dente 27 de um paciente ao utilizar o sugador como uma técnica em saúde bucal (TSB). Nesse processo foi observado a ruptura da luva cirúrgica em sua mão esquerda.

Em que a TSB é destra, na ocorrência do rompimento da luva, houve a comunicação do fato ao cirurgião-dentista. Temos então que a TSB deve proceder à troca das luvas na lavagem das mãos, visando evitar que a flora se torne patogênica.

Bons estudos!

Perguntas interessantes