Durante a Primeira República no Brasil (1889-1930 ), a chamada politica do café com leite representou: *
2 pontos
uma política econômica de incentivo à produção e à exportação de café e açúcar para o mercado internacional
a predominância, no comando político do Governo Federal, das oligarquias paulista e mineira.
a reação das oligarquias do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul contra o monopólio de poder dos paulistas.
uma campanha publicitária promovida pelo governo federal destinada a atrair investidores estrangeiros, por meio da divulgação das riquezas do Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a predominância, no comando político do Governo Federal, das oligarquias paulista e mineira.
Explicação:
Na política do café com leite os políticos paulistas e mineiros alternavam-se na cadeira de Presidente da República, por isso o nome do acordo. As economias paulista e mineira eram o café e o leite respectivamente, mantinha-se assim a ordem política e econômica favoráveis à esses Estados mas principalmente aos oligarcas locais.
A politica do Café com Leite representou a predominância, no comando político do Governo Federal, das oligarquias paulista e mineira.
Durante a Primeira República o Brasil foi estruturado mediante a Política Café com Leite, onde comando político do Governo Federal reversava entre Minas Gerais ( região produtora de leite) e São Paulo ( polo produtor de café). A junção dessas oligarquias originou o nome Política Café com Leite.
Essa política teve início em 1898, no governo do paulista Manuel Ferraz de Campos Salles, e encerrou-se em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas.
A redução de conflitos entre as oligarquias se deu pelo fato que o acordo nacional, político e econômico proporcionava a união das oligarquias para manter o controle e o poder nas mãos das elites, grandes proprietários de terras do Brasil.
Além do acordo de alternância na cadeira de Presidente da república, essas oligarquias criou outro acordo para manter a boa eficácia de funcionamento.
Os Governadores de Províncias (Estados) comunicava seu apoio ao presidente da República, em troca o Presidente não interferiria no poder e nas ações provincianas do Governador.
O objetivo desses acordos eram manter um bom funcionamento do governo afim do poder político girar sempre em torno das Elites Agrárias.
Saiba mais sobre esse assunto em :
Política Café com Leite: brainly.com.br/tarefa/1769300