Durante a primeira fase de ocupação da Capitania de Pernambuco, de 1630 a 1637, os holandeses procuraram fazer um reconhecimento do lugar para melhor instituir as estruturas de exploração da cana-de-açúcar na região e, ao mesmo tempo, combater de forma mais eficaz a resistência de portugueses e nativos. Entretanto, os holandeses receberam a colaboração de nativos nessa empreitada. Um desses nativos destacou-se e entrou para a história como traidor dos portugueses. Quem era ele?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Domingos Fernandes Calabar
Explicação:
Domingos Fernandes Calabar era um grande conhecedor da região dos engenhos de açúcar da Capitania de Pernambuco e auxiliou os holandeses a empreenderem sua colonização. Por essa ação, foi preso e executado pelos portugueses sob a acusação de traição.
Espero ter ajudado :)
O nativo que ajudou os holandeses na invasão foi Domingos Fernandes Calabar, senhor de engenho na capitania de Pernambuco.
A invasão holandesa na colônia portuguesa
A capitania de Pernambuco era conhecida pela produção de açúcar, principal gênero exportado e comercializado pela coroa portuguesa.
Ao empreender a invasão ao Nordeste, os holandeses contaram com a ajuda de Domingos Fernandes Calabar, um senhor de engenho que foi de extrema importância para a conquista de terras nos atuais estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ele foi julgado e executado como traidor pela coroa portuguesa.
Leia mais sobre a invasão holandesa em:
https://brainly.com.br/tarefa/3953160
#SPJ3