História, perguntado por flaviantlopes, 10 meses atrás

Durante a Idade Média surgiram os primeiros pensadores que passaram a contestar a relação entre Igreja e racionalidade, pautados por ideários que afirmavam que religiosidade e conhecimento científico necessitariam ser tratados como distintos, uma vez que não necessariamente estariam relacionados. Desse modo, em se tratando de pensadores que se destacaram no período de emergência do pensamento ocidental moderno, analise as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.

( ) Roger Bacon defendia a tese de que razão e fé seriam distintas, sem que, necessariamente, o ato de crer implicasse no ato de não pensar.
( ) Huss e Wycliff foram defensores da concentração do poder papal e da relação de transferência da autoridade monárquica aos Papas.
( ) Erasmo de Roterdã foi um dos principais críticos à concentração de poder na autoridade papal e considerava-a desnecessária.

A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:

Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F.

Alternativa 2:
V, F, V.

Alternativa 3:
F, V, V.

Alternativa 4:
F, F, V.

Alternativa 5:
V, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

I é verdadeiro. Embora acreditar não implicasse em não pensar, Bacon defendia que as ciências deveriam ser baseadas somente na Razão, e não na fé, e que a sociedade deveria se afastar o quanto antes dos ídolos.

II é falsa. Wycliff foi um precursor da Reforma e criticava o excessivo poder político que a Igreja - e os papas - detinham, tendo inclusive traduzido a Bíblia para o inglês.

III é falsa. Erasmo foi favorável ao poder dos Papas, tendo, em mais de uma ocasião, elogiado o Papado e a Igreja enquanto instituições.

É correta a alternativa 5.

Perguntas interessantes