Durante a Idade Média, prevaleceram as determinações estabelecidas pela Igreja Católica que favoreciam algumas classes em detrimento de outras. Toda a estrutura estamental medieval foi sustentada pelo princípio da justificativa religiosa. Como vimos anteriormente, a partir do surgimento do movimento renascentista, surgiu também uma nova forma de olhar para os valores que conduziam as ações da sociedade. Mais adiante, as transformações promovidas pelo Renascimento Cultural, Comercial e Urbano também fomentaram movimentos religiosos de contestação do poder da Igreja Católica. Relacione os movimentos protestantes às demais transformações sociais que marcaram o século XV. *
Soluções para a tarefa
Resposta:A Crise dos Séculos XIV e XV marcou o fim do feudalismo na Europa. ... O Renascimento Urbano e Comercial desenvolvido a partir dos séculos XI e XII levou à formação de novas cidades, como também estimulou atividades econômicas não ligadas ao meio rural, como o fortalecimento do artesanato e do comércio.
Explicação: A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio. E, como não poderia deixar de ser, tais mudanças trouxeram novas formas de viver e de pensar o mundo, o que resultou num amplo movimento artístico e científico chamado de Renascimento.