História, perguntado por marciamoura, 1 ano atrás

Durante a Idade Média percebia-se a grande distância entre o que a Igreja propunha e o que seus ministros – sobretudo os membros do alto clero – realizavam. Por isso ela sofria críticas a diversos aspectos como:
À distribuição gratuita de indulgências, garantindo o perdão aos pobres.(A) À pobreza material da Igreja, bem como à precariedade das propriedades eclesiásticas. (B) À exigência de que os padres heréticos também fossem condenados à fogueira.(C) À prática da simonia, ou seja, o comércio de objetos sagrados ou cargos religiosos.(D) À atitude modesta do Alto Clero, utilizando as rendas da Igreja em benefício do povo(E)


Soluções para a tarefa

Respondido por RaíSilva
10

Era criticada pelo desrespeito e despreparo do clero: vida luxuosa do alto clero, quebra do voto de castidade, se metiam na política externa e interna dos países instigando guerras.

- pela venda de relíquias sagradas (em geral falsas), indulgências (carta que perdoava os pecados dos vivos e mortos, dando a "salvação eterna"), de sacramentos e cargos eclesiásticos.

- por existir sacerdotes que condenavam as atividades da burguesia como o lucro e o juros (usura), ao mesmo tempo que usufruíam de muitas riquezas da Igreja (cobrava dízimos altos, tinha muitas terras, o que aborrecia o rei e a nobreza).

Perguntas interessantes