durante a idade média, grande parte da população européia deixou as cidades para viver em áreas rurais, como forma de se proteger das invasões bárbaras. Posteriormente a Europa passou por dois momentos históricos muito importantes, que contribuíram para que ocorresse um verdadeiro surto de urbanização. Quais são esses momentos e quais as características principais deles?
Soluções para a tarefa
Olá, Alice! ;)
Durante a Idade Média, grande parte da população passou a viver em feudos. Mas, mesmo assim as cidades não deixaram de existir, e sim, perderam sua importância no momento.
Então, a partir do século XI, o comércio voltou a se expandir graças às cruzadas e aos excedentes agrícolas criados. Esse movimento possibilitou a formação de novas rotas de comércio, o que culminou num vagaroso ressurgimento urbano medieval. As negociações de mercadorias eram feitas nas cidades, e com o passar do tempo, novas classes surgiram: Os burgueses e os artesão.
Com o aumento de sua importância econômica, as cidades voltaram a ser notadas e sofreram um BOOM populacional. Paris, por exemplo, chegou a ter 100 mil habitantes na época. Levando em conta que as cidades não passavam de 20 mil habitantes, este se torna um número bem notável.
Contudo, os principais fatores que agregaram para o Ressurgimento Urbano Medieval foram as cruzadas e o surgimento da burguesia.