Durante a Idade Média, a questão dos universais foi um dos grandes problemas debatidos pelos filósofos da época. Realismo, conceitualismo e nominalismo foram as soluções típicas do problema. Outra preocupação da época foi o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar fé e razão. Santo Agostinho, sobre a relação fé e razão, protagonizou uma tese que se pode resumir na frase: “Credo ut intelligam” (Creio para entender). Com base em seus conhecimentos sobre a questão dos universais e da filosofia medieval, identifique as proposições verdadeiras:
I- O apogeu da patrística aconteceu no século XIII com Santo Tomás de Aquino (1225 -1274), que, retomando o pensamento de Platão, fez a síntese mais bem elaborada da filosofia com o cristianismo durante a Idade Média.
II- O pensamento filosófico medieval, a partir do século IX, é chamado de escolástica. A filosofia escolástica tinha por problema fundamental levar o homem a compreender a verdade revelada pelo exercício da razão, contudo apoiado na Auctoritas, seja da Bíblia, seja de um padre da Igreja.
III- Para os nominalistas, o universal é apenas um conteúdo de nossa mente, expresso por um nome. O que significa dizer que os universais são apenas palavras, sem nenhuma realidade específica correspondente.
IV- No conceitualismo de Pedro Abelardo, os universais são conceitos, entidades mentais, que não existem na realidade, nem são meros nomes.
V- De acordo com a teoria da iluminação de Santo Agostinho, o ser humano recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Tal como o sol, Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. Em verdade, Santo Agostinho não conflita a fé com a razão, sendo esta última auxiliar e subordinada da fé.
- Assinale a alternativa que contém as afirmativas verdadeiras e corrija as falsas.
a) I, II, III
b) I, III, V
c) II e V
d) I, II, IV
e) II, III, IV e V
Soluções para a tarefa
Letra (e)
Obrigado espero ter ajudado!
Durante a idade média houve um regresso aos pensamentos Platônicos e Aristotélicos, por isso a opção correta é a letra E.
Filosofia, fé e razão
A idade média foi marcada principalmente pela tentativa de conciliar a fé com a razão, para isso utilizaram pensamentos racionais do inicio da filosofia com a tentativa Cristã de explicar a origem do mundo. Os dois períodos que marcaram essa época foram: Patrística e escolástica.
O primeiro momento da patrística foi marcada por Santo Agostinho, que buscava defender ideias Platônicas sobre a alma e a origem do mundo. Enquanto isso a escolástica foi defendida por Santo Tomás, que defendia ideias Aristotélicas.
Para saber mais sobre idade média, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2762678
#SPJ2