História, perguntado por lsouza0929, 6 meses atrás

durante a idade media a igreja catolica era uma instituição muito poderosa. Com esse poder era caracterizado?

Soluções para a tarefa

Respondido por melissalopesnascimen
6

Com a expansão do feudalismo por toda a Europa Medieval, observamos a ascensão de uma das mais importantes e poderosas instituições desse mesmo período: a Igreja Católica. Aproveitando-se da expansão do cristianismo, observada durante o fim do Império Romano, a Igreja alcançou a condição de principal instituição a disseminar e refletir os valores da doutrina cristã.

Naquela época, logo depois do Primeiro Século, diversas interpretações da doutrina cristã e outras religiões pagãs se faziam presentes no contexto europeu. Foi através do Concílio de Niceia, em 325, que se assentaram as bases religiosas e ideológicas da Igreja Católica Apostólica Romana. Através da centralização de seus princípios e da formulação de uma estrutura hierárquica, a Igreja teve condições suficientes para alargar o seu campo de influências durante a Idade Média.

Estabelecida em uma sociedade marcada pelo pensamento religioso, a Igreja esteve nos mais diferentes extratos da sociedade medieval. A própria organização da sociedade medieval (dividida em Clero, Nobreza e Servos) era um reflexo da Santíssima Trindade. Além disso, a vida terrena era desprezada em relação aos benefícios a serem alcançados pela vida nos céus. Dessa maneira, muitos dos costumes dessa época estavam influenciados pelo dilema da vida após a morte.

Respondido por nataliafransantos
0

A Igreja Católica influenciava todos os setores da vida da sociedade.  Ela estava presente na política através de alianças com reis e senhores feudais, na economia através da cobrança do dízimo, na cultura através de festas, costumes e tradições e na educação, através da detenção do conhecimento e criação das universidades.

Todas as etapas da vida humana estavam ligadas à Igreja desde o nascimento até a morte. As ações filantrópicas realizadas em locais como asilos, hospitais e orfanatos também eram desenvolvidas e controladas através do poder da Igreja.  

As questões referentes a punições e castigos eram controladas através da instituição religiosa, que criou o Tribunal dos Santo Ofício para perseguir e queimar os hereges, que eram aquelas pessoas que por algum motivo questionavam a Igreja ou realizava qualquer tipo de ato considerado impróprio.  

Desta maneira, a Igreja controlava e influenciava toda a sociedade se tornando a instituição mais poderosa e influente da época.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/39079428

Anexos:
Perguntas interessantes