Administração, perguntado por luanmoretto1914, 9 meses atrás

Durante a gestão Macri, o nível geral dos preços ao consumidor triplicou (aumento de 206,4% entre dezembro de 2015 e maio de 2019) e os salários do setor privado formal se multiplicaram por 1,56, o que implica que o poder de compra dos salários dos empregados formais diminuiu 16,9% em relação ao nível geral dos preços”.

“O consumo de carne bovina na Argentina caiu 12,1% nos cinco primeiros meses de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, informou um relatório divulgado nesta semana pela Câmara da Indústria e Comércio de Carnes e Derivados da República Argentina (Ciccra).”




A partir dos dois trechos da reportagem, responda os questionamentos abaixo:



a) É possível dizer que há relação entre a renda do consumidor e o consumo de carne? Em caso positivo, classifique essa relação em positiva ou negativa (inversa) e a carne bovina em bem normal ou bem inferior. Justifique sua resposta a partir do conceito de relação positiva ou negativa (inversa) entre duas variáveis e a consequente classificação do bem. (40%)

b) Se levarmos em consideração que a queda no poder de compra dos salários nos 5 primeiros meses de 2019 foi de aproximadamente 5%, é possível dizer que a demanda por carne bovina é Elástica ou Inelástica em relação a renda do consumidor? Justifique sua resposta a partir dos conceitos de Elasticidade Renda da Demanda. (60%)

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
0

Respondendo cada item do enunciado em separado:

a) Como mostram os dados, há sim uma relação entre a renda do consumidor e o consumo de carne e essa relação é positiva, ou seja, cai a renda do consumidor e juntamente com ela, cai o consumo de carne. Por esses parâmetros, a carne bovina é um bem normal, já que o seu consumo está atrelado à renda da população.

b) A demanda é elástica, uma vez que, neste produto, ela é extremamente sensível à variação do poder de compra da população. Isto pode ser ilustrado pelo fato de que este caiu 5% e o consumo caiu 12,1%.

Perguntas interessantes