Durante a execução de um programa as ações dependem da lógica de programação que foi aplicada na construção do algoritmo. Isto acontece porque em alguns momentos necessitamos que determinada parcela do algoritmo deva ser executada de acordo com uma condição. Para isso, usamos as estruturas de seleção que permitem a escolha de um grupo de ações (bloco) a ser executado quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas ou relacionais, são ou não satisfeitas.
Soluções para a tarefa
Olá, como a questão não apresenta alternativas pesquisei um pouco e creio que as questões abaixo correspondem ao enunciado:
Quando o algoritmo fica muito extenso com uma sequência de SE-ENTAO-SENAO-SE-ENTAO-SENAO, o indicado é umar?
A - Estrutura de seleção simples,
B - Estrutura de seleção composta,
C - Estrutura de seleção encadeada,
D - Estrutura de seleção de múltipla escolha.
E - Qualquer uma das possibilidades anteriores.
Assim, temos que a alternativa correta é a D) Estrutura de seleção de múltipla escolha, pois:
Como as ações realizadas durante a execução do código dependem da lógica utilizada na sua construção, as estruturas de seleção tornam-se necessárias para que o bloco de comando seja executado quando determinadas condições forem satisfeitas, isso poderia se dar pelo uso da estrutura "se .... então" ou da "escolha... caso", ou seja, if ... else e switch case.
A estrutura se - então permite uma seleção simples devendo ter um laço por opção. Já que a sequencia se-entao-senao-se-entao-senao torna o código muito extenso, uma alternativa seria fazendo uso de uma estrutura que permita a escolha de um grupo de ações que executem com determinadas condições, ou seja, uma estrutura de múltipla escolha.
Espero ter ajudado e bons estudos.