História, perguntado por mateusaguiar98p0yikr, 11 meses atrás

Durante a ditadura militar no Brasil, muitas charges e caricaturas foram produzidas para criticar e denunciar a violência do regime. Por conta disso, muitos cartunista e diversas publicações que divulgavam esse tipo de charge foram censurados e proibidos pelo governo militar. A charge em questão, por Luiz Gê, em 1979.

(Charge: 1 quadrinho, conversação, "Fomos anistiados Juvenal!!", senário, aparenta ser uma sala de tortura).

Charge de Luiz Gê sobre a Lei da Anistia, publicada no jornal shopping City News, em julho de 1979.

9. Descreva a charge e relacione seu conteúdo ao período em que ela foi produzida.

10. Qual é a crítica presente nessa charge? Justifique.

11. O texto a seguir apresenta a mesma visão da charge de Luiz Gê? Justifique.

Texto: "[...] anistia é esquecimento. Juridicamente, ela [...] não apaga propriamente a inflação, mas o direito de punir [...] não transforma o crime em ato lícito. Ou seja, anistia os torturadores [..] não significa violar a Constituição nem os tratados internacionais que proscrevem a tortura como crime contra a humanidade. [...]
[...] excluir o torturador da anistia [...] provoca um efeito que há de desnaturar o caráter geral e irrestrito da lei, conforme lhe reconheceu o STM (Superior Tribunal Militar)."

Soluções para a tarefa

Respondido por Pefix
147
Bom Dia

9) A charge se refere a pessoas que iam contra o governo da época através de manifestações ou qualquer outro meio de oposição, e essas pessoas eram capturadas e torturadas para revelar informações dos manifestantes, muitas vezes ate mortos.

10) A critica esta mostrando os crimes que eram cometidos por " de baixo do pano" naquela época, pois, o governo era os responsáveis por eles, então perante a lei estava tudo bem.

11)De certa forma sim, pois, o texto meio que explica a charge, as pessoas são anestesiadas para não infringir os direitos humanos e não acarretar futuros problemas, já na charge só dizem que são anestesiados porem sem uma explicação, então de certa forma um complementa o outro.

mateusaguiar98p0yikr: Muitíssimo obrigado, amigo.
Perguntas interessantes